quinta-feira, 3 de junho de 2010

Presença, Interatividade e Distância



Os conceitos de "presença", "interatividade" e "distância" são fundamentais para o desempenho da atividade de designer instrucional (DI). Objetivando uma maior reflexão foi proposto aos alunos desta disciplina que realizassem discussões no fórum em três momentos. Coube ao grupo formado por Ronaldo Souza, Fernanda de Paula, Michelle Carvalho, Rodolfo Martini e Márcia Correia a tarefa de analisar todos as mensagens trocadas no fórum e gera uma síntese dessas diiscussões. Reproduzo aqui a introdução do texto por eles gerado, cuja leitura recomendo:


"Partimos na primeira etapa do fórum com a conceituação sem qualquer baliza, como pediu profº Tori - sem consulta a livros, internet, ao guru da esquina. Valia o senso comum. Esta etapa foi um exercício de livre pensar, sem maiores responsabilidades técnicas. Depois, na segunda etapa, hora de rever o que havíamos escrito, desta vez com o subsídio dos capítulos do livro do professor e a oportunidade de consultar mais referências. Acredito que como eu, muitos ficaram surpresos ao perceber que nossos conceitos eram limitados ou que estamos contaminados com uma visão inerente ao ensino presencial, físico, entre quatro paredes. Procuramos com este trabalho, após análise detida das contribuições ao fórum do tema em dois momentos distintos, traçar uma evolução conceitual experimentada por todos durante a disciplina e que, com certeza, influenciará nossa visão daqui para frente. O desafio de sintetizar as conclusões do debate sobre conceitos tão caros ao ensino online é potencializado pela própria dificuldade que cada um de nós teve, ou quem sabe, ainda tem em compreendê-los. "

Um comentário:

  1. Queridos (as),

    Agradeço em nome do "Grupo 2: Presença", a oportunidade propiciada por prof.º Tori de analisar, processar e compilar vossas impressões e considerações sobre estes conceitos tão importantes e publicar este trabalho, que diz respeito ao desempenho do DI, como bem frisado por nosso mestre.

    Compartilho com vocês a alegria de perceber a evolução de nossa compreensão rumo a um estágio de maior maturidade, a uma "práxis" transformadora e efetiva.

    Beijos,

    Ronaldo Souza

    ResponderExcluir